quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TCU faz auditoria em unidades de conservação da Amazônia

http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/10/02/tcu-vai-fazer-auditoria-em-todas-as-unidades-de-conservacao-da-amazonia/

TCU vai fazer auditoria em todas as unidades de conservação da Amazônia

O Tribunal de Contas da União (TCU) se prepara para iniciar uma mega-auditoria em todas as unidades de conservação da Amazônia em 2013. O objetivo é avaliar se a gestão e a administração dessas unidades estão sendo eficientes para que as áreas protegidas cumpram seu papel.
A auditoria vai analisar a estrutura administrativa, a legislação e os projetos de sustentabilidade desenvolvidos em cada unidade de conservação na Amazônia. Além disso, a ideia é expandir a avaliação para toda a região amazônica, não apenas a brasileira. O TCU está procurando fazer parcerias com os demais países amazônicos para conseguir comparar o atual estado das áreas protegidas dos países que partilham a floresta.
O tribunal tem o poder de determinar ações aos órgãos ambientais, caso seja constatada a existência de irregularidades ou ilegalidades nas áreas protegidas. Pode também fazer recomendações, sugerindo melhorias ou aperfeiçoamento na gestão dos parques e unidades de conservação da região amazônica.
Uma avaliação ampla das áreas protegidas na Amazônia é urgente. Como mostramos na edição da semana passada de Época, cerca de 7% do desmatamento da floresta aconteceu dentro de unidades de conservação – que foram criadas justamente para evitar esse desmatamento. Um estudo publicado pelo Imazon indica que pelo menos 26 áreas protegidas na Amazônia podem ser reduzidas para legalizarinvasões ou liberar áreas para a construção de hidrelétricas.
Foto: Rio Xingu, no Pará. Mario Tama/Getty Images
(Bruno Calixto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário