sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A necessidade de qualidade de zelo com o cidadão...


http://www.robertomoraes.com.br/2012/12/falta-

de-zelo-com-o-cidadao.html?

Falta de zelo com o cidadão

Passo pelo local várias vezes. Procuro compreender uma razão, mas não encontro. Já falamos aqui e repito. A prioridade do governo municipal em reduzir o déficit habitacional está correto. Os questionamentos ao programa do governo municipal se dá com os valores e a qualidade das construções dos conjuntos habitacionais.

Porém, há outros indicadores de que a política acaba mal executada e com pouco caso com o cidadão-munícipe, ao contrário do que se tenta passar em discursos de marketing e de populismo vil.

O caso a que o blog coloca em questão é do conjunto habitacional construído na Tapera. Ali foram instalados os ocupantes das humildes casas e barracos na beira da BR-101 no trecho Ururaí-Centro.

Veja na foto abaixo, o acesso que não fizeram do conjunto às margens da rodovia. Este acesso é de chão batido e sobre a linha férrea e sem uma proteção na parada dos ônibus. Ali os moradores ficam sujeitos a todo o tipo de problema, chuva, sol e poeira e riscos ao longo do dia e da noite.

Os moradores usam este acesso porque é mais fácil e prático pegar ônibus que circula entre Ururaí e o centro urbano de Campos, do que pegar os ônibus via a Tapera que circulam em direção a Lagoa de Cima, Rio Preto e outras localidades. Há mais horários no trajeto Ururaí-Campos.

No lugar de uma daquelas casa poderia ser feito um recuo, mesmo que provisório. A linha férrea poderia ser ultrapassada com passarela. Outra solução pode ser uma linha complementar. Bom, a solução pode ser arrumada desde que haja boa vontade. Do jeito que está além da falta de conforto, há riscos de acidentes, assaltos e outros.

O blog, como sempre faz, abre espaço para que os gestores apresentem as soluções e informem sobre o prazo para execução:

spref=blhttp://www.robertomoraes.com.br/2012/12/falta-de-zelo-com-o-cidadao.html?spref=bl

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mais sugestões para o vereador que chega ...!

Ao vereador que chega ... e ainda não escolheu por onde começar sua atuação de legislador e fiscal do Executivo.
Sugiro sempre uma viagem de ônibus por volta das 7h, 7h e meia da manhã ou ainda pela hora do almoço. A viagem vai provocar muitas ideias para diminuir o desconforto dos usuários e de motoristas e cobradores dos transportes coletivos; vai induzir algumas sugestões para a EMUT; irá acionar sua mente para dar opinião sobre o layout dos espaços internos dos ônibus; vai produzir revelações para a interação de secretarias do município para conseguir melhorar, pouco que seja, o trânsito motorizado da cidade.
  • Sobre o layout dos coletivos...: estimule as empresas a usarem coletivos como os da capital em que se entra pela frente e se sai por trás. A parte da frente seria ocupada por pessoas que não pagam o serviço; mais... as pessoas estão mais largas, obesas e suas ilhargas tomam um espaço grande quanto mais quando acrescentam pacotes e bolsas;
  • Sobre a interação entre secretarias: a Planejamento Urbano e a Educação não podem admitir novas escolas em vias arteriais como a rua do Gás, Formosa, Alberto Torres e outras artérias e devem alcançar uma maneira de encorajar os colégios para se mudarem para ruas de menor apelo de trânsito; 
  • Sobre o conforto de usuários e motoristas, cobradores... : a Educação tem que descobrir um jeito de colocar os alunos/clientes próximos de suas escolas para que a distância entre suas casas e o colégio seja a menor possível. Tome um ônibus e veja o que é passar por uma dezena ou mais de mochilas de alunos que insistem em ficar próximos da porta de saída;
  • Reúna dirigentes de escolas próximas: Consiga uma reunião de diretores de colégios que estão próximos e procure um remanejamento de horários de saíde e de entrada de estudantes - que seja de 15 minutos - e peça para a EMUT monitorar o resultado das modificações,estude o resultado e faça intervenções pontuais de acordo com as necessidades; 
Não faça projeto de lei que tem um ritual lento e burocrático. Vá a fonte que teria que intervir para dar solução ou melhorar sua (dela) atuação. Já considerou a dificuldade se esbarrar em um secretário cheio de vaidade...?
Vá com cuidado, não desperte confrontos!