sábado, 3 de setembro de 2011

A foto é didática. A cidade é Groningen na Holanda

Olha uma ideia para as cidades que crescem e não têm infraestrutura para suportar tal crescimento...
A foto é de uma estação que recebe os moradores que usam bicicleta e dali em diante tomam um outro veículo para seus destinos



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Assaltos a ourivesarias aumentaram quase 30% - Portugal - DN

Assaltos a ourivesarias aumentaram quase 30% - Portugal - DN
O problema dos assaltos a joalherias parece ser 
fenômeno mundial...
O ouro ganhou novos garimpeiros ao redor do mundo. O metal hoje não está debaixo da terra, e sim acima dela.
Os novos garimpeiros não pagam impostos e ainda dão despesas ao Estado. Os donos do ouro não pagam as taxas, a polícia gasta recursos para achar esses 'trabalhadores', a autoestima da cidade e do proprietário da loja caem e a sensação de impotência permeia a sociedade atacada....

Caminhos e descaminhos — VIDA SIMPLES




http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/108/morar/caminhos-descaminhos-635334.shtml
Sob meus pés, o passeio da rua Apinagés, em Perdizes, bairro de classe média de São Paulo, escolhido aleatoriamente. Levo a tiracolo uma trena, para medir o comprimento dos problemas e das soluções. E logo no primeiro olhar noto um degrau típico dos aclives paulistanos. É uma rampa para entrada de carros, que começa com 40 centímetros no muro do prédio e morre com um leve desnível na guia. "Quase intransponível para um carrinho de bebê", penso. 

Uma ideia para prefeituras nacionais

"Não conheço nenhum outro país que funcione assim", estranha o britânico Philip Gold, consultor internacional de segurança viária, mobilidade urbana e acessibilidade. Segundo ele, esse é um sistema perfeito para garantir a péssima qualidade das calçadas. "A construção e a conservação deveriam ficar a cargo das prefeituras, afinal, elas fazem parte da via pública. E os moradores deveriam ser proibidos de mexer no passeio."

A ideia de Gold para as cidades brasileiras é ambiciosa e simples. Ele defende a criação de uma rede viária de circulação a pé. E uma rede contínua, que permita a qualquer um ir de um ponto a outro com as próprias pernas - ou braços, no caso dos cadeirantes -, sem obstáculos. É o que ocorre em Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, berço do movimento hippie e onde circulam muitos ex-combatentes da Guerra do Vietnã com suas cadeiras de rodas. 

Da Revista Simples / Ed Abril