quinta-feira, 16 de maio de 2013

Um beijo grande para os eleitores...! G1 - Câmara de Rio Preto cria projetos 'sem importância' e irrita população -

G1 - Câmara de Rio Preto cria projetos 'sem importância' e irrita população - notícias em Rio Preto e Araçatuba
16/05/2013 12h45 - Atualizado em 16/05/2013 12h45

Câmara de Rio Preto cria projetos 'sem 



importância' e irrita população


Já existe também o 'Dia do Skatista', da 'Não Violência' e do 'Ciclista'. 
Será votado projeto que proíbe músicas apelativas em trenzinhos infantis.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Vereadores de São José do Rio Preto (SP) têm apresentado projetos que pouco contribuem para o desenvolvimento da cidade e se esquecem da fiscalização do atendimento das unidades de saúde, educação, ou até mesmo buracos nas ruas. Nesta semana, por exemplo, foi criado o Dia do Beijo. Nas próximas sessões, um projeto que proíbe músicas escandalosas e de apelo sensual em trenzinhos infantis. Este projeto de lei ainda não tem data pra ser votado, mas nesta quarta-feira (15), o vereador José Carlos Marinho, do PSB, protocolou outro projeto polêmico, o que prevê a construção de um crematório para animais.
Com estes trabalhos, a maior parte dos vereadores tem se ocupado elaborando projetos que pouco contribuem para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da vida dos moradores. Nomes de ruas, homenagens a personalidades e datas comemorativas entram com frequência na pauta do dia e muitas vezes acabam virando lei municipal.
O Dia do Beijo, que foi aprovado na Câmara nesta semana, é um dos projetos que não mudam em nada a vida do eleitor. Mas para os autores, os projetos aparentemente inúteis têm justificativa. “Acho que o beijo é especial, então passa a ser um dia especial, porque todos gostam de beijar e ele tem uma emoção. Segundo os médicos, tem o poder da cura e de criar anticorpos”, afirma o vereador Daniel Caldeira (PSL), autor do projeto.
Márcio Larranhaga, do PSC, também acredita na relevância dos projetos que apresentou. É dele a ideia de instituir o Dia do Skatista, o Dia da Não Violência e o Dia do Ciclista, por exemplo. “Para registrar na memória das pessoas a necessidade de lutar contra algum inimigo, algum problema social, algum fator negativo. Mas também para o fator positivo, no caso do Dia do Ciclista, fomentar o esporte, o ciclismo, as ciclovias da cidade, além de diminuir o trânsito”, diz.
Já Aparecido Carlos dos Santos, o Carlão do PTB, quer proibir que os trenzinhos infantis que andam pela cidade toquem músicas como o funk. “Estive avaliando e andando nos trens e verifiquei que o projeto é importante porque as músicas que são colocadas são escandalosas. Fiquei imaginando as crianças na hora e que a gente poderia fazer algo para não chegar estas músicas ao ouvido das crianças”, afirma.
Para o cientista político Adalberto Miranda, tais iniciativas dos parlamentares não só atrasam o crescimento do município como também subestimam o poder de julgamento da população que os elegeu. “Me pergunto qual a importância disso para a população? Em que isso vai melhorar a vida da população? De maneira nenhuma, são projetos sem nenhuma motivação de realmente representar a função de vereador”, afirma o cientista.
Vereador de Rio Preto criou projeto de lei sobre o Dia do Beijo, que foi aprovado (Foto: Reprodução / TV Tem)Vereador de Rio Preto criou projeto de lei sobre o Dia do Beijo, que foi aprovado (Foto: Reprodução / TV Tem)