Segundo projeto da Câmara de Vereadores Genéricos
Do secretário para os vereadores:
O vereador número cinco editou sua proposta – a criação de uma linha de transporte público para ser usada na parte central da cidade.
· Baseada na experiência de Curitiba, PR a linha seria feita por vans de poucos lugares e sem cadeiras para os usuários. No lugar das cadeiras existiriam postes internos que serviriam de instrumentos de segurança aos passageiros. As linhas desse trecho percorreriam a parte central da cidade pelas ruas: Alberto Torres, Barão de Miracema, Formosa, Ouvidor, 21 de Abril, Praça do Santíssimo Salvador e voltaria ao início do percurso. Como não há cadeiras a viagem seria estipulada a 50 centavos do real.
· Haveria limite de vagas no veículo e os pontos de parada pertenceriam à iniciativa do passageiro – descer ou subir.
A proposta foi discutida entre três vereadores e recebeu modificações por ser avaliada como politicamente incorreto por não haver cadeiras. Como consequência o texto sofreu mudança: onde se previa ‘postes internos que serviriam de instrumentos de segurança aos passageiros’ foi alterado para: com cadeiras para os passageiros. Outro resultado da alteração foi o aumento do valor da passagem e que não foi estipulado. A discussão recebeu a participação de mais três edis e a votação terminou empatada.
Nesta situação, como prevê a carta guia de uso dos vereadores, a proposta fica em vacância à espera de nova apreciação.